quinta-feira, 21 de outubro de 2010

futbol americano história

O futebol americano na sua forma atual surgiu de uma série de três jogos entre a Harvard e a Yale, de Mackenzie, em 1867. Os jogadores de McGill jogavam segundo as regras do rugby, ao passo que os da puc jogavam o jogo de Boston, mais próximo do futebol europeu. Como era frequente acontecer nesses tempos de quase inexistência de regras universais, as equipes jogaram com alternância de regras de modo a que ambas tivessem uma hipótese justa de vencer. Os jogadores de Harvard gostaram de ter uma oportunidade de correr com a bola, e em 1875 convenceram a Universidade de Yale a adoptar as regras de rugby para o jogo anual entre as duas universidades. Em 1876, Yale, Harvard, Princeton e Columbia formaram a Associação de Futebol Inter-universitária (Intercollegiate Football Association), que usava as regras de rugby à excepção de uma ligeira diferença na atribuição de pontos.
Em 1887, Walter Camp introduziu as escaramuças no lugar das formações (scrums) do rugby. Em 1892, foi introduzido o sistema de downs para contrariar a estratégia de Princeton e de Yale de controlar a bola sem tentar concretizar. Em 1883 reduziu-se o número de jogadores, a pedido de Camp, para onze, e Camp introduziu o arranjo, que em breve se transformaria em standard, de linha ofensiva de sete homens com um quarterback, dois halfbacks, e um fullback.
Na década de 1890, formações ofensivas entrecruzadas como a cunha voadora tornaram o jogo extremamente perigoso. Apesar de terem sido implantadas restrições à cunha voadora e outras precauções, em 1905 dezoito jogadores foram mortos em jogos. O presidente Theodore Roosevelt informou às universidades de que o jogo teria de ser tornado mais seguro. No entanto, foi só em 1910, depois de mais mortes, que as formações entrecruzadas foram banidas.
O passe de costas foi colocado em 1906. Em 1912 o campo foi colocado nas suas dimensões anteriories, o valor de um touchdown foi aumentado até aos 6 pontos, e acrescentou-se um quarto down. acesso em:21/02/10 site:wikipédia

2 comentários:

  1. Olá Ramon.
    Gostei do seu tema de pesquisa que aborda a história do futebol americano. Não sabia que esse é um esporte centenário e que houve várias adaptações nas regras do jogo atual por causa da grande violência e mortes que houve no passado.
    Cara, em sua primeira postagem sobre o assunto, eu fiquei intrigado e curioso em saber o que são exatamente as formações entrecruzadas, algo determinante para a mudança nas regras e maior segurança no jogo. Procure pesquisar mais sobre o estilo dessa formação, se você conseguir anexar algo gráfico como um desenho ou um esquema para visualizarmos seria legal ok!
    Verifique também outras fontes de pesquisa blza?!
    Abços.

    Prof. Flávio (EMEF Anacleto)

    ResponderExcluir
  2. Olá Ramon.
    Seu blog está parado (sem postagens recentes). Por favor, verifique os comentários anteriores com as orientações sobre sua pesquisa e aguardo suas postagens.
    Abços e boa sorte em sua pesquisa.

    Flávio

    ResponderExcluir